Ele fala do que ouviu: (João 16:13)

No versículo 16:13 do Evangelho de João, Jesus fala sobre o Espírito Santo e diz: "Quando vier, porém, aquele, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas vindouras".

Neste versículo, Jesus revela que o Espírito Santo não fala por si mesmo, mas comunica o que ouviu. Essa afirmação destaca a natureza divina do Espírito Santo, que está em íntima comunhão com o Pai e o Filho, e transmite aos crentes a revelação divina que recebe.

O Espírito Santo não age de forma independente, mas em perfeita unidade com a Trindade. Ele revela aos crentes as verdades eternas de Deus, capacitando-os a compreenderem a vontade de Deus e a viverem de acordo com ela.

Portanto, este versículo ressalta a fonte divina da revelação trazida pelo Espírito Santo e a sua missão de comunicar aos crentes aquilo que ele ouviu do Pai, revelando-lhes as verdades eternas de Deus e capacitando-os a viverem vidas piedosas e frutíferas em Cristo.