Obras da carne: praticadas sem a ajuda de Deus

Estes pecados são chamados de obras da carne, pois são praticados sem a ajuda de Deus. Em Gálatas 5:19-21, encontramos uma lista dessas obras, que incluem a prostituição, a impureza, a lascívia, a idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as contendas, os ciúmes, as iras, as facções, as dissensões, os partidos, as invejas, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas.

Esses pecados são manifestações da natureza pecaminosa do homem, que está em rebelião contra Deus. Quando o homem tenta viver sua vida sem a orientação e o poder de Deus, ele inevitavelmente se entrega a essas obras da carne.

Porém, é importante ressaltar que Deus oferece sua ajuda e seu poder para libertar o homem dessas práticas pecaminosas. Através do Espírito Santo, Deus capacita o homem a vencer o pecado e a viver uma vida que glorifica a Ele.

Portanto, ao reconhecermos nossa dependência de Deus e ao permitirmos que o Espírito Santo atue em nossas vidas, podemos nos libertar das obras da carne e viver uma vida que reflete a santidade e a justiça de Deus.