Consequências da Murmuração

Em Números 11:7 está escrito: "O maná era como semente de coentro, e a sua aparência como a de bdélio. O povo espalhava-se para colhê-lo, e em moinhos o moía, ou num pilão o pisava. Cozia-o em panelas, e dele fazia bolos. E o seu sabor era como o sabor de bolos amassados com óleo. Quando à noite o orvalho descia sobre o acampamento, também descia o maná. Moisés ouviu o povo chorar por famílias, cada qual à porta da sua tenda. A ira do Senhor se acendeu grandemente, e Moisés se perturbou muito."

Murmuração é a atitude humana motivada pelo inferno. Vem por um espírito de Insatisfação. Insatisfação com a vida, com o que tem, o trabalho, casamento, salário, igreja, com o pastor, com os filhos, com o trabalho na igreja, com o cargo que ocupa, com a cidade, com os irmãos, etc.

O povo de Israel levou 2 meses para chegar na terra prometida! Mas por causa da murmuração (queixas, insatisfações) peregrinaram 40 anos no deserto (Números 14:21-25).

O DIABO SABE QUE SE CONSEGUIR LEVAR-NOS À MURMURAÇÃO, NÃO VEREMOS O CUMPRIMENTO DAS PROMESSAS DE DEUS EM NOSSA VIDA!

As promessas de Deus na Bíblia são condicionadas!!! Do Gênesis ao Apocalipse, toda vez que o povo murmurou vieram consequências terríveis. Não há caso na Bíblia em que o povo murmurou e Deus não reagiu!

O Povo de Israel

  • Tinha visto milagres;
  • Atravessou o mar;
  • Viu Moisés adoçar a água;
  • Viu o milagre do maná (palavra);
  • Teve seus sapatos e roupas conservados; e
  • Tinha Deus com ele (Jeová Jiré).

Em Números 11:4 diz: "O populacho que estava no meio deles veio a ter grande desejo de outro alimento, e os filhos de Israel tornaram a chorar, dizendo: Quem nos dará carne a comer?"

Notamos neste texto que a murmuração começou por influência de TERCEIROS (más companhias, falsos irmãos).

O abandono da comunhão, geralmente tem influência de terceiros os quais:

  • Falam mal de quem nos relacionamos;
  • Falam mal da Igreja onde congregamos ou do Pastor.

Quem era o populacho?

Eram estrangeiros que estavam no meio do povo, mas que não eram do povo de Deus! Este populacho começou a inflamar o povo contra o líder.

A MURMURAÇÃO PRODUZ CEGUEIRA ESPIRITUAL!

Em função do que o povo não tinha, desprezou o que tinha!!! Tinha PÃO, mas agora queria CARNE. Em breve teria gado com abundância.

Entrou neles um espírito de ingratidão. Ex: sapato, camisa, desodorante que sumiram... mas eu quero é aquela camisa, eu quero é aquele desodorante.

O Valor da Gratidão na Vida Cristã

A murmuração é uma atitude que nos afasta da presença de Deus e impede que experimentemos Suas bênçãos de forma plena. A gratidão, por outro lado, nos aproxima de Deus e nos permite reconhecer todas as coisas boas que Ele tem feito por nós. A Bíblia nos ensina que devemos dar graças em todas as circunstâncias (1 Tessalonicenses 5:18) e evitar a murmuração (Filipenses 2:14).

Quando nos concentramos no que não temos, perdemos de vista as bênçãos que Deus já nos deu. O povo de Israel tinha maná, mas desejava carne. Tinha a presença de Deus, mas murmurava por outras coisas. Isso demonstra como a murmuração pode nos cegar espiritualmente e nos levar a ingratidão.

Para combater a murmuração, é importante cultivar um coração grato. Podemos fazer isso lembrando diariamente das bênçãos de Deus, mantendo um diário de gratidão e expressando nosso agradecimento em oração. Ao focar nas coisas boas que Deus tem feito, fortalecemos nossa fé e melhoramos nosso relacionamento com Ele.

Se você luta com murmuração, peça a Deus para transformar seu coração e mente. Ore para que Ele lhe dê um espírito de gratidão e o ajude a ver as bênçãos em sua vida. Lembre-se de que, independentemente das circunstâncias, Deus é bom e Suas promessas são verdadeiras.